Amanda Matias: carreira, USP e vida além da orquestra
Amanda Matias é professora, violinista e co-apresentadora do Podcast do Violino Didático. Nesta conversa com Jean de Oliveira, ela trouxe reflexões honestas e profundas sobre carreira musical, sobre a pressão dos conservatórios e sobre o que realmente significa ter sucesso tocando violino.
A bate-papo começou com uma notícia recente: Amanda havia dado uma palestra na USP de Ribeirão Preto, a convite do professor Marcos Santos. O tema era possibilidades de carreira musical fora do eixo das grandes orquestras.
A palestra na USP e a ilusão da orquestra como único destino
A conversa na USP girou em torno de uma crença muito comum entre estudantes de violino: a de que só há dois caminhos possíveis. Ou você toca numa das grandes orquestras do país, ou você dá aula num conservatório ou universidade. Qualquer outra coisa parece “não contar”.
Amanda apontou que essa mentalidade vem muito da estrutura dos próprios conservatórios. O jeito como as aulas são montadas, os repertórios escolhidos e os objetivos traçados quase sempre empurram o aluno em direção à orquestra. E não qualquer orquestra: as três ou quatro grandes do Brasil, que viraram símbolo de sucesso absoluto.
Claro que tocar nessas orquestras é um feito extraordinário. Mas, como ela deixou claro, não é o único caminho possível. E nem sempre é o caminho que faz o músico feliz.
O que realmente motiva um violinista
Jean trouxe para a conversa uma reflexão pessoal muito interessante. Ele contou que, quando parou de fazer testes em orquestras, começou a se perguntar o que de fato o motivava a tocar. A resposta que encontrou foi surpreendente.
Ele não queria necessariamente estar no palco como solista. O que queria eram as viagens, o respeito, o reconhecimento entre os pares. Quando percebeu isso, também percebeu que podia buscar essas coisas por outros caminhos.
Amanda entrou nessa mesma onda. Ela falou sobre como tocou poucas vezes como solista, mas que as experiências que teve foram marcantes. A primeira foi com cerca de 12 anos, numa igreja no centro de Dianópolis, tocando o Concerto para Dois Violinos de Corelli com a orquestra do projeto social onde estudou. Uma memória vívida e cheia de carinho.
Competição, comparação e a frase que ficou para sempre
Um dos momentos mais sinceros da conversa foi quando Jean admitiu algo que muitos músicos jovens sentem, mas poucos falam em voz alta. No início da carreira, ele se motivava em parte por se achar melhor do que os colegas. Uma competição silenciosa, que ele mesmo reconhece como tóxica.
Amanda, com bom humor, fez questão de deixar claro: Jean estava falando de si mesmo em retrospecto. Mas o tema ressoou.
Jean citou uma frase que um dos seus primeiros professores repetia com frequência: nunca acredite nos elogios exagerados nem nas críticas exageradas, porque ambos são mentira. Uma lição simples, mas que ele carrega até hoje.
Tocar em casa também é fazer música
Em determinado momento, Amanda disse algo que resumiu bem o espírito da conversa: ela gosta mais de fazer música em casa, para si mesma, do que em situações formais de performance. E isso não é resignação, é consciência.
Jean concordou e foi além. Ele contou que está tocando violino do lado oposto, com o instrumento no ombro direito, e criou um perfil no Instagram em inglês, o Dystonic Violin, para documentar essa evolução. E o que chamou a atenção nessa fase nova de aprendizado é que as preocupações mudaram. A nota perfeita e o arco no lugar exato deixaram de ser o foco principal. Outras coisas passaram a importar mais.
Isso, para Amanda, não é só maturidade musical. É maturidade de vida. Entender que errar numa apresentação não muda nada de fundamental. Que a ansiedade antes de entrar no palco é real, mas passageira. Que tocar violino pode e deve ser uma fonte de alegria, não de angústia.
Sucesso é uma definição pessoal
Se há uma frase que resume bem essa conversa toda, talvez seja esta: depende do que você considera sucesso.
Amanda e Jean não pregam que a orquestra é ruim. Longe disso. O que eles questionam é a ideia de que só há um modelo válido de carreira musical. Que um violinista que ensina, que toca em formações diferentes, que cria conteúdo, que faz música por amor, está de alguma forma falhando.
A palestra na USP foi uma semente plantada em alunos que ainda estão no início do caminho. A mensagem foi simples: o violino abre muitas portas. Você não precisa entrar por apenas uma delas.
Ouça o episódio completo no YouTube: USP, ALEMANHA E CARAZINHO - Podcast do Violino Didático #072