Ir para o conteúdo

Ana de Oliveira: violino, escalas e música contemporânea

Podcast Violino Didático

Ana de Oliveira é daquelas professoras que deixam marca. Jean de Oliveira, criador do Violino Didático, a recebeu no podcast com uma alegria evidente: ela foi sua primeira professora de festival, lá em 2008, em Bragança Paulista. Passaram-se 16 anos, mas a memória daquela experiência nunca saiu da cabeça dele.

A conversa começa com uma dose de afeto e logo mergulha fundo. Em pauta: um método de estudo de escalas que Jean nunca mais encontrou igual em nenhum outro lugar, a música contemporânea brasileira e europeia, e as chamadas técnicas estendidas do violino.

O método de escalas que Jean nunca esqueceu

Ainda no começo da conversa, Jean conta que fala da professora Ana com carinho sempre que o assunto é estudo de escalas. O motivo é simples: a abordagem que ela trouxe naquele festival foi diferente de tudo que ele havia visto.

A ideia central é estudar a escala repetidamente, sem parar, até que o arco retorne à posição de baixo. Parece simples, mas o efeito é poderoso. As mudanças de posição não caem sempre no mesmo ponto do arco nem sempre coincidem com a troca do arco. Isso obriga o estudante a trabalhar as mudanças em contextos rítmicos e de arco variados, sem perceber.

O esquema começa com uma nota por arco, depois duas, três, quatro, seis, oito e doze. Com o tempo, surgem divisões ainda mais complexas: cinco, sete, nove, onze, treze. Ana explica que ouvi esse princípio em algum momento e o incorporou ao seu ensino. Ela cita também o método manuscrito de um professor em Salt Lake City, rico em exercícios que ainda aplica hoje, em doses homeopáticas.

Uma coisa chama atenção: o estudo é feito sem partitura. O violinista fica com o instrumento e a escala na cabeça. Simples, focado, eficiente.

Jean reconhece a semelhança com o método Galamian, mas aponta a diferença essencial. No Galamian, notas extras no início e no final fazem o arco fechar certinho. No método que Ana usa, não há essa preocupação: você repete até o arco cair naturalmente. O resultado prático é parecido, mas o caminho é outro.

Da Orquestra Sinfônica Jovem ao mundo da música contemporânea

Ana de Oliveira não chegou à música contemporânea por acidente. Ela sempre teve curiosidade por novos caminhos, mesmo amando profundamente Beethoven, Brahms e o repertório tradicional. Para ela, uma coisa nunca negou a outra.

Nos anos 1980, ela tocou na orquestra que hoje é a Orquestra Experimental de Repertório, então chamada Sinfônica Jovem Municipal. O maestro Jamil Maluf conduzia o grupo com um repertório que já tinha caráter experimental: Bartók, obras operísticas fora do usual, compositores que desafiavam o ouvido dos jovens músicos.

Foi nesse ambiente que ela tocou com Hermeto Pascoal, com o Grupo Pau Brasil e com Arrigo Barnabé. Essas experiências abriram janelas. Quando partiu para a Alemanha para estudar em Freiburg, ela já estava pronta para o que viria.

Freiburg é um polo importante de música contemporânea. Lá, Ana foi convidada para tocar no Instituto de Música Contemporânea, dirigido por André Richard e Claus Huber. Ela aceitou na hora. Como ela mesma conta com bom humor: ninguém mais queria tocar música contemporânea, então ela entrou sem hesitar.

Com esse grupo de câmara, ela viajou bastante. Esteve em Varsóvia quando o muro de Berlim ainda estava de pé e a cidade era fechada, em Genebra e em outros festivais europeus. Cada viagem era uma imersão no universo dos compositores vivos, das partituras incomuns, das técnicas que desafiavam os limites do instrumento.

O que são técnicas estendidas e por que elas importam

Para quem está começando no violino, o nome pode assustar. Mas Ana explica com clareza: técnicas estendidas são formas atípicas de produzir som, uma expansão das possibilidades tradicionais do instrumento.

Um dos exemplos mais acessíveis é o dos pontos de contato. Na técnica tradicional, existem cinco pontos básicos onde o arco toca a corda, do ponto central até próximo ao cavalete ou ao espelho. Na música contemporânea, esses pontos se multiplicam: atrás do cavalete, sobre o cavalete, muito próximo ao espelho. São dez, quinze posições possíveis, cada uma com uma cor de som diferente.

Durante a conversa, Ana pega o violino de Jean e demonstra ao vivo. O som muda radicalmente conforme ela desloca o ponto de contato. Perto do espelho, o som fica suave, quase etéreo. Perto do cavalete, mais brilhante e intenso. Cada posição conta algo diferente.

Há também os sub-harmônicos, técnica desenvolvida pela violinista Mar Kimura. Com uma sobrepressão específica do arco em determinados pontos do espelho, é possível soar uma oitava abaixo do esperado, criando notas mais graves do que o violino normalmente produziria. Ana confessa que ainda não domina essa técnica completamente. E Jean também conhecia algo parecido: um de seus professores chamava esse efeito de “som filet concreto”.

O que tudo isso tem a ver com o repertório tradicional

Essa é talvez a virada mais interessante da conversa. Ana defende que estudar técnicas estendidas muda a relação do violinista com qualquer repertório, incluindo o mais tradicional.

A relação com o ritmo se transforma. A percepção das cores de som se expande. O músico passa a entender que nuances como sul tasto, sul ponticello e variações de pressão do arco não são efeitos decorativos: são camadas de expressão disponíveis em qualquer obra.

Ela compara o processo a cozinhar com uma variedade muito maior de temperos. Você não vai usar todos ao mesmo tempo em uma sonata de Brahms. Mas saber que eles existem, e ter o controle para aplicá-los com intenção, muda tudo.

Ana também publicou um livro sobre o tema, com gráficos e sistematização das técnicas estendidas. Uma contribuição importante para professores e estudantes que queiram explorar esse universo com mais segurança.

Uma conversa que atravessa gerações

O que torna essa conversa especial é o encontro de duas trajetórias. Jean, que era “aquele menininho talentoso e estudioso” de 2008, hoje conduz um dos maiores canais de violino do Brasil. Ana, que na época lhe ensinou a estudar escalas direito, segue ativa, pesquisando, tocando e ensinando.

A mensagem que fica é a de que o estudo sério e a curiosidade genuína, seja pelo método de escalas ou pelas fronteiras da música contemporânea, constroem um violinista mais completo. E que bons professores deixam marcas que duram décadas.

Ouça o episódio completo no YouTube: ANA DE OLIVEIRA - Podcast do Violino Didático #037

Continue lendo