Luís Mascaro: jazz, violino e aprendizado sem fronteiras
Luís Mascaro é um nome que dispensa apresentações para quem circula pelo universo do jazz brasileiro. Violinista de trajetória singular, ele esteve no estúdio do Violino Didático, em Cotia, para uma conversa longa, honesta e cheia de revelações com Jean de Oliveira. O resultado foi um papo que misturou memórias da infância, reflexões sobre ensino e uma visão muito particular sobre o que significa aprender um instrumento.
A conversa começou com Jean reconhecendo que os dois tentavam se encontrar havia anos. Mascaro chegou de São Paulo pela Vital Brasil, aproveitando para redescobrir partes da cidade que não via há muito tempo. E, já nos primeiros minutos, ficou claro que ali estava alguém com muito a dizer.
Dois cursos ao mesmo tempo, por escolha própria
Mascaro estudou na Unicamp, em Campinas, e fez uma escolha incomum: cursou música popular e música erudita ao mesmo tempo. Não por excesso de disciplina, mas por uma necessidade legítima de entender a música de formas diferentes.
No curso de música popular, ele encontrou o que fazia sentido para ele: harmonia funcional, arranjo, substituições de acordes. Tudo o que usa até hoje no jazz. Já a harmonia do curso erudito era, nas palavras dele, algo extremamente acadêmico, voltado à análise, sem aplicação prática imediata.
Ele chegou a ter um trauma real com harmonia. Achava que era péssimo. Depois entendeu que o problema não era ele, era a forma como o conteúdo estava sendo ensinado. Ou, pelo menos, era os dois juntos, ele admitiu rindo.
As histórias do Conservatório Carlos Gomes
Antes da Unicamp, Mascaro passou pelo Conservatório Carlos Gomes, em Campinas. E as histórias de lá são memoráveis.
Ele tinha uma relação turbulenta com a professora de harmonia e teoria. Não passava nas provas, não entendia o conteúdo e reagia com bagunça em sala. Usava afinador escondido no ditado melódico. Fez um trabalho sobre “notas estranhas ao acorde” com um amigo, e os dois desenharam uma nota musical com asas e chifrinho, sem entender ao certo o que o trabalho pedia.
Ele mesmo reflete sobre isso com maturidade: a bagunça era uma resposta à frustração. Uma forma de resistir a algo que não fazia sentido para ele. E tem até uma história de uma “mutreta” que o ajudou a passar de ano, com a professora olhando para ele sem conseguir acreditar. Ele apenas continuou andando.
Violino no videogame
Um dos momentos mais instigantes da conversa foi quando Mascaro falou sobre ensino. Ele lançou uma pergunta direta: qual é a diferença entre estudar violino e fazer uma missão no videogame?
A resposta, segundo ele, é que não há diferença real. O esforço é o mesmo, o desafio é o mesmo, a lógica de evolução é a mesma. O problema é a mensagem que se passa ao aluno: que tocar violino é uma obrigação, uma tarefa, algo que se faz porque tem que fazer. Não porque é uma aventura com fases, objetivos e recompensas claras.
No videogame, você sabe exatamente o que precisa fazer para avançar. No violino, muitas vezes o aluno só ouve que está errado, sem entender o que isso significa ou como melhorar. Para Mascaro, isso é uma falha de comunicação do professor, não uma limitação do aluno.
Ele também pontuou algo importante: ser um grande músico não garante ser um grande professor. E ser um ótimo professor não exige ser um solista de Tchaikovski. As duas habilidades são independentes, e confundir isso prejudica muito o campo do ensino musical no Brasil.
Orquestra como único símbolo de sucesso
Mascaro tocou em um ponto sensível da cultura musical brasileira: a ideia de que só é violinista profissional quem toca em orquestra. Qualquer outro caminho, seja o popular, o jazz, o ensino independente, ainda carrega algum estigma.
Ele reconhece que isso mudou nos últimos 15 a 20 anos. Mas admite que o preconceito ainda existe. Para quem está começando, a mensagem implícita continua sendo: orquestra é sucesso, professor de universidade é prestígio, todo o resto é fracasso.
É uma visão que ele claramente rejeita com a própria trajetória.
Das igrejas e dos primos ao jazz
A origem musical de Mascaro tem raízes bem concretas: a igreja e os primos. Ele via o pessoal tocar os hinos, mas o que realmente o encantava eram aqueles que “bagunçavam” os hinos, que improvisavam, que floravam em cima da melodia e transformavam tudo numa festa.
Esse contato com a improvisação, ainda na infância, foi o que acendeu algo nele. E a presença dos primos tocando junto criou um senso de comunidade que tornava tudo mais legítimo e divertido.
Ele também falou sobre a influência dos pais no gosto musical. Sua mãe ouvia Beatles e João Bosco. Seu pai era fã de Frank Sinatra, Tony Bennett e de um cantor chamado Caubi Peixoto, nome que muita gente não conhece, mas que Mascaro descreveu com admiração genuína. Seu pai também sempre foi apaixonado por violino, algo que Mascaro só descobriu mais tarde, pela avó.
A comunidade como motor do aprendizado
Perto do fim do papo, Mascaro voltou a um tema central: a comunidade. Ele citou a Congregação Cristã no Brasil como exemplo de um ambiente que gerou gerações de violinistas de altíssimo nível. Não por acidente, mas porque o violino está presente no cotidiano desde cedo. As crianças crescem vendo, ouvindo, participando. Isso cria identificação, pertencimento e vontade de fazer parte.
Ele comparou com o bluegrass nos Estados Unidos, onde o instrumento está inserido na cultura de uma forma que garante a transmissão natural do conhecimento entre gerações.
Para Mascaro, não existe ferramenta de ensino mais poderosa do que essa: fazer parte de um grupo onde tocar é algo natural, cotidiano e cheio de significado.
Ouça o episódio completo no YouTube: LUÍS MASCARO - Podcast do Violino Didático #029